Aracaju, 19 de Junho de 2021

Sineia do Vale discursa na Cúpula do Meio Ambiente e pede que recursos realmente cheguem aos indígenas.

22/04/2021 17h:07 - Por Redação Foto: Divulgação

 

 

A brasileira indígena Sineia do Vale, convidada pela Cúpula do Meio Ambiente – evento promovido pelo presidente americano Joe Biden – discursou por 5 min. nesta quinta-feira (22).   Ela destacou a importância do retorno de políticas públicas de meio ambiente no país e que os recursos realmente cheguem aos povos indígenas.

 

A líder indígena da etnia wapichana alertou para a necessidade de estar atentos para que a legislação brasileira em relação à mudança do clima de fato seja cumprida.

 

Sineia, que também coordenadora do Comitê Indígena de Mudanças climáticas,  disse ainda que a mudança climática, para os indígenas, estava conectada com a gestão do território. Ou seja, se o território é preservado, o impacto ambiental é menor. Ela defendeu a demarcação de terras indígenas pelo governo e estratégias concretas “para conservação das florestas e biomas”.

 

“A mudança climática, para nós, povos indígenas, é chamada de transformação do tempo, porque já está incidindo na vida social e na vida cultural dos povos indígenas”, disse a líder indígena.

 

 

 

 

 

Comentários