Aracaju, 06 de Dezembro de 2021

Como aproveitar melhor a maior rede social corporativa do mundo?

A gerente de comunicação do Linkedin, Érica Firmo, dá dicas que ela própria usou para chegar ao cargo atual.
08/10/2021 09h:40 - Por Com informações da Startup - Foto: Divulgação

“O Linkedin é uma rede social muito boa para você achar emprego, mas é uma rede social. Acima de tudo, existe para você se conectar e fazer network”. A declaração é de quem conhece bem a rede social, a  Erica Firmo, gerente de comunicação corporativa e reputação do Linkedin.

 

A brasileira é hoje responsável pela comunicação na Ásia, Europa e América Latina da empresa.   Em recente entrevista à Startup.com, a executiva, direto de Singapura, contou que ela própria utilizou o networking para conseguir o emprego no Linkedin: “Eu me candidatei a uma vaga. À época, uma colega — que tinha trabalhado comigo no passado — me indicou.”

 

Erica admitiu que para chegar  a um cargo de liderança no nível que tem hoje, precisou lidar com todas as incertezas e inseguranças que toda mulher passa. E sempre que isso acontece, lembra das palavras de Ana Fontes, presidente da Rede Mulheres Empreendedoras:

 

“Ana disse que eu precisava respirar fundo e me preparar para os desafios que são grandes. ‘Se você quer ser uma líder, prepare-se porque não é fácil. São coisas novas, você vai ter que aprender, passar por altos e baixos, mas uma coisa que você tem que fazer é confiar na intuição. Se a intuição está dizendo para seguir esse caminho, siga’”. 

 

Érica Firmo diz também que o  seu principal aprendizado para chegar onde chegou foi  “conhecer pessoas com culturas, origens e privilégios diferentes”. Eu comecei a olhar além da bolha que eu tinha criado para mim. Sou muito aberta para aprender com culturas diferentes e isso me trouxe vários aprendizados”, explica.

 

Erica Firmo dá três dicas essências de como utilizar o network do Linkedin para dar um novo rumo a sua carreira:

 

1 -  “Faça o mapeamento dos profissionais que admira e que trabalham na área que você quer ingressar. Mande uma mensagem privada convidando para um café e pergunte como é trabalhar neste mercado”, conta a especialista.

 

2 -¨Sabe aquela vaga que está aberta e você tem interesse? “Veja qual conhecido trabalha nessa companhia e use o LinkedIn — no modo privado — para falar com a pessoa”, aconselha a Erica.

 

3  -"Participar de grupos também ajuda na construção do networking”, completa. “Talvez [esse relacionamento] poderia ser o empurrão que você precisava para alavancar a sua carreira.”

 

 

Comentários