Aracaju, 19 de Junho de 2021

Brasileira Márcia Barbosa está entre as 7 pesquisadoras que moldam o mundo

09/04/2021 09h:50 - Por ONU Mulheres - Foto: Divulgação

Eleita, no ano passado, como uma das 10 Mulheres mais Poderosas do Mundo pela revista Forbes, a brasileira Márcia Barbosa foi incluída agora na lista das 7 pesquisadoras que moldam o mundo pela ONU Mulheres.

 

O mais recente prêmio é o reconhecimento por parte da entidade às cientistas cujos trabalhos mudaram a maneira como o mundo é visto, e suas histórias servem de inspiração para futuras pesquisadoras, incentivando a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

 

Márcia Barbosa é cientista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coleciona prêmios.  Em 2013, foi uma das cinco vencedoras do prêmio internacional For Women in Science com sua pesquisa das estruturas complexas da molécula de água.

 

Junto aos estudos sobre a água, Márcia também está empenhada em buscar uma igualdade maior para mulheres e meninas no campo da pesquisa científica. Ela já organizou uma série de conferências sobre mulheres na física, escreveu artigos sobre diversidade geográfica e de gênero na ciência e ministrou seminários que examinaram a falta de mulheres no campo.

 

“Eu uso todo o prestígio que consigo com a ciência dura para ressaltar que nós precisamos de mais mulheres na ciência”, disse Márcia Barbosa em entrevista recente ao G1.  

 

As pesquisas de Márcia Barbosa podem melhorar compreensão sobre terremotos, energia limpa e tratamento de diversas doenças.

 

Comentários