Aracaju, 01 de Março de 2021

Como fazer as crianças colaborarem com a organização da casa

21/02/2021 10h:56 - Por Redação - Foto: Pexels

Quem tem criança pequena em casa sabe que cuidar dos filhos e manter a casa arrumada não é uma tarefa simples. Nesse período de tripla jornada por causa da pandemia, mais do que nunca, é preciso encontrar uma forma de dividir tarefas domésticas com os pequenos.

 

Especialistas afirmam que delegar tarefas às crianças, de acordo com a faixa etária, é benéfico e ajuda a criar o senso de responsabilidade, autonomia e valorização do espaço onde elas brincam, comem e dormem. Por exemplo, a criança de 2 anos já pode jogar o lixo no cesto e uma de 4 anos pode aprender a arrumar sua cama.

 

Mas, atenção: não é possível exigir que as tarefas sejam executadas com excelência. Os especialistas afirmam que é preciso incentivá-los, mesmo que não saia perfeito.

 

 

Como incentivar?

 

 

                                                                                           Foto: Reprodução internet

                                                                                                               As crianças colaboram mais com criatividade e gentileza

 

 

- Criatividade e gentileza são sempre mais aceitos que ordens;

 

- Seja clara e objetiva na comunicação: se você quer que a criança arrume a cama, mostre como faz e peça para ela fazer depois;

 

- Para os maiores, preste mais atenção à abordagem. A escritora e consultora em educação não violenta Elisama Santos, administradora da conta @elisamasantosc, em recente entrevista, deu a seguinte dica: “Se você perguntar para a criança se ela pode auxiliar a servir o jantar, a resposta pode ser sim ou não. Por isso, se quer ajuda, diga: “Preciso da sua ajuda para pôr os pratos na mesa” ou “É hora de jantar. Você se serve sozinho ou quer que eu coloque no seu prato?”

 

- Para os menores, crie brincadeiras como colocar uma música e desafiá-los para que até o final da melodia tal tarefa tem que estar pronta. “Caso a música termine antes da tarefa ser concluída, a sugestão é você falar que será preciso ouvir novamente ou, então, escolher uma nova melodia – que pode até ficar a cargo da criança, que vai se sentir mais valorizada e tende até a colaborar de forma mais harmoniosa com a tarefa”, sugere.

 

 - Criar lugares lúdicos para organizar brinquedos e até para jogar a roupa suja é também uma forma de incentivar os pequenos.  A personal organizer Micaela Goes, do programa Santa Ajuda/GNT, postou recentemente em sua rede social (@micaelagoes) uma forma interessante de motivar a garotada a ser organizada. Ela instalou uma cesta de basquete em cima do balde de roupas sujas. “ [...} proponha um jogo: lançamento de roupas no balde! Assim você sugere às crianças que organizar pode ser divertido”. (Texto extraído do Livro Santa Ajuda).

 

 

                                                                                                   Foto: @micaelagoes

                                                                                                                  As crianças aprendem a organizar brincando

 

 

 

Comentários