Aracaju, 01 de Março de 2021

Maquiagem para mulheres maduras

Tati Make desvenda os segredos de uma boa maquiagem para você não errar mais
22/01/2021 11h:43 - Por Da redação Foto: Acervo pessoal

 

Não dá para negar que a pele dos 40 já não é a mesma dos 20. Por isso, o cuidado com a pele exige uma atenção especial. Além do  skincare, podemos fazer da maquiagem uma grande aliada para realçar os pontos fortes e deixar a pele do rosto mais viçosa.

 

Consultamos a maquiadora Tatiana Matos @tatianamatosmakeup para saber o segredo de uma boa maquiagem para mulheres 40+.  “Menos é mais”, diz Tatiana, e completa:“Quanto menos produto você usar, melhor vai ficar a maquiagem, mais natural ela vai ficar. Quanto mais você carrega a pele de produtos, mais você vai marcar as linhas de expressão”.

                                                                            

Isso mesmo! A maquiagem tem o poder de rejuvenescer e esconder os sinais da idade na pele, mas se você usar de forma incorreta, pode ter o efeito contrário. Para você não errar mais, aqui estão algumas dicas da Tati Make.

 

                                                                                      Foto: Acervo pessoal

                                            
                                                 "Menos é mais", diz maquiadora Tatiana Matos

 



Antes de tudo, conheça sua pele

 

Sua pele é oleosa ou seca? Já parou diante do espelho para fazer uma autoanálise? Consultou um dermatologista? Conhecendo a sua pele, você consegue escolher melhor os produtos tanto para o cuidado diário com a pele (importantíssimo, seja em qualquer idade) quanto para os produtos para uma maquiagem mais eficaz.

 

 

Comece hidratando e tonificando a pele

 

A maquiagem é uma forte aliada para as mulheres, mas Tatiana Matos adverte que “não faz milagre”. È preciso ter o cuidado de hidratar e tonificar a pele todos os dias. E, antes da maquiagem, a hidratação é super importante, independentemente do seu tipo de pele.

 

Toda a maquiagem que a gente faz, precisa ter antes um hidratante. É um passo básico de qualquer maquiagem. Todos maquiadores usam hidratante antes de maquiar. As mulheres já tem que ter o hábito de hidratar a pele. Muitas vezes, a maquiadora vai fazer uma maquiagem e a pele da cliente está ou oleosa demais ou  seca demais. Isso dificulta o processo. Use produtos específicos para a sua pele e hidrate sempre. Agora, independente se a cliente cuida ou não da pele, tem que hidratar antes da maquiagem”, revela.

 

 

Base

 

As mulheres mais maduras devem optar por maquiagens mais leves, tanto em cobertura quanto em acabamento e efeitos. Isso se deve ao fato de que a pele tem mais linhas de expressão e, muita vezes, está mais flácida, acumulando produtos como base e corretivo.

 

Tatiana explica que a escolha da base depende da necessidade da pele da pessoa: “A mulher que tem uma pele já com linhas de expressão, por exemplo, ela deve usar uma base mais fluida, uma base mais hidratante para não marcar muito”.

 

Quem tem pele mais oleosa e poros mais dilatados, a Tatiana indica começar pelo prime. “Não é toda pele que indico o prime. Apenas para esses casos, em que os poros estão mais dilatados, pois ele da uma disfarçada”, disse.

 

Nos casos de pessoas com manchas na pele, Tatiana diz que é preciso uma base mais densa e um corretivo específico, o chamado “corretivo camuflagem”. Mas adverte:“Eu sempre falo para as minhas clientes que elas precisam optar: elas querem disfarçar as linhas de expressão ou querem esconder as manchas da pele? Não dá para fazer os dois ao mesmo tempo. É bom saber que se carregamos na base para disfarçar a mancha, vai enfatizar as linhas de expressão. Se a base é fluida, evita carregar as linhas de expressão, mas as manchas não vão disfarçar tão bem quanto a base mais densa. Base que tem uma cobertura mais alta vai marcar um pouco mais as linhas de expressão.”

 

 

Pó Compacto

 

“Quanto mais fino melhor”, segundo a maquiadora. Outro ponto a ser observado é o cuidado com os produtos mate:A pele mais madura vai perdendo o viço, aquele brilho natural. Com o tempo, vai ficando mais seca. A gente tem que usar produtos que dê esse viço à pele. Geralmente o produto mate deixa a pele mais opaca.

 

 

Iluminador

 

                                                                           Foto: Pinterest

                      

                                                   Em volta do olhos: "C" do iluminador mais amplo

                                                               

 

 

Todo cuidado com o iluminador! Assim como a base, ele pode enfatiza as linhas de expressão se usado da maneira errada. Tatiana diz que ao invés de passar o pincel fazendo um “c” pequeno, logo abaixo do canto externo do olho – como é comum – é melhor ampliar o “c”, de forma que ele não pegue as linhas de expressão.

 

 

Blush

 

Ótimo para dar um ar saudável às maçãs do rosto, mas, como os outros produtos, nada de “carregar na mão”.

 

 

Batom

                                                                                                  

                                                                                                                          Foto: Freepik

                    

                                Batons hidrantes combinam mais com a pele madura.

 

 

“Por conta do ressecamento da pele, os batons hidratantes são os mais indicados”, recomenda a maquiadora. Porém, é bom enfatizar que não estamos falando do batom líquido nem do gloss. Estes devem se evitados, pois eles costumam escorrer e grudam nas linhas de expressão em volta da boa, o que não é nada bom.

 

 

Destaque para os olhos

 

Evite as sombras cintilantes. Tatiana explica que podem marcar mais as linhas de expressão. Já o rímel está liberado e cílios postiços também, neste último, prefira os mais discretos, apenas para preencher e dar realce aos olhos e não carregar a expressão. O lápis de olho marrom também é a melhor opção, segundo a maquiadora, assim, evita marcar muito o olhar, que pode envelhecer o rosto.

 

 

 



 

 

Comentários