Aracaju, 16 de Abril de 2021

Liberdade e leveza de ser grisalha

11/03/2021 10h:16 - Por Redação com informações da Bambbu Cosméticos Foto: Pinterest

Cada vez mais mulheres decidem se libertar da  tintura e deixam seus cabelos naturalmente grisalhos. Essa tendência já vinha sendo observada desde 2019, mas tomou corpo mesmo no ano de 2020, logo depois do início da pandemia, quando muita gente ficou impossibilitada de ir ao cabeleireiro.

 

Muitas atrizes decidiram assumir os cabelos brancos e o processo de transição foi amplamente divulgado pelas redes sociais, o que pode ter incentivado outras mulheres.  Um exemplo foi a atriz Glória Pires, que em diversas entrevistas contou como sua decisão causou estranheza, inclusive dos seus familiares. Também assumiram os cabelos brancos a Samara Felippo, Astrid Fontinelli, Fafá de Belém , entre outras.

 

 

                                                                                                 Foto: Reprodução instagram

                                                                                                                     Gloria Pires assumiu de vez os seus baleos grisalhos

 

 

A decisão vai muito além de uma necessidade por falta de cabeleireiro. Boa parte de quem assumiu seus cabelos grisalhos diz que é uma decisão de vida, de assumir quem realmente é.  Segundo elas, é um processo de libertação, de ignorar a ditadura da beleza imposta pelos outros e ser você mesma.

 

 

                                                                                                          Foto: Arquivo pessoal 

                                  

 

 

Norma Jeane de Santana Menezes, 50 anos, de Aracaju(SE), disse que começou a deixar o cabelo grisalho no ano passado e ela não pensa em mudar tão cedo. “Eu nunca me preocupei muito com o que os outros vão falar. Quando comecei deixar ficar grisalho, muita gente apontava e me dizia pra pintar, mas fui deixando e ,hoje, gosto do resultado. Pra mim foi ótimo! Tem muita gente que fica escrava da opinião da sociedade, mas a gente tem que se preocupar com o que nos faz bem”, destaca.

 

 

Cuidados

 

 “Sim, você é linda com seus cabelos brancos!” Essa é a frase que a cosmetóloga da Bambbu Cosméticos, Angela Vitalino de Farias, responsável por um grupo de mais de 75 mil mulheres, repete como um mantra àquelas que querem se libertar.

 

Especialista em brancos e grisalhos, Angela cada vez mais coloca seu conhecimento a favor das empoderadas que não querem mais tingir os fios. A cosmetóloga entende que não basta parar com a química, é preciso prevenir que fiquem amarelados e que eles fiquem com brilho.

 

Para isso , existem fórmulas que atendem a necessidade dos fios btancos. Angela Vitalino desenvolveu o Kit Black Desamarelador Cabelos Brancos e Grisalhos, e o Cronograma Capilar.

 

Muito além dos produtos que desenvolveu com ingredientes especiais para não manchar os branquinhos, Angela sabia da necessidade dessas pessoas se encontrarem e se apoiarem, foi então que abriu um perfil no Instagram e um grupo no Facebook, Cabelos Brancos e Grisalhos, que reúne mais de 75 mil mulheres que postam fotos de seus cabelos, dicas de beleza para esse tipo de estilo e definitivamente se apoiam e empoderam diariamente.

 

 

                                                                                                           Foto: Ascom

                                      

                                       

 

Essas mulheres contam suas histórias, quando tomaram sua decisão, falam das barreiras sociais e, inclusive, das mais diversas reações que seus familiares tiveram. É um grupo em que só vejo aceitação, amor e também funciona como um mural de desabafo, para receberem força e incentivo. Afinal, não é só os fios que precisam de nutrição e reparação, o emocional dessas mulheres também precisa. – diz Angela

 

Nas redes sociais elas recebem afeto, se sentem acolhidas e ainda recebem uma “consultoria” especializada sobre como cuidar dos seus fios. Muitas ainda não sabem como lidar com as novas madeixas a orientação de Angela, faz toda a diferença. Caso a caso, elas vão cada vez mais sentido segurança em continuar a jornada.

 

 

Sobre a cosmetóloga: Angela Vitalino de Farias, química e cosmetóloga da Bambbu Cosméticos. É formada em gestão ambiental e pós-graduada em administração de empresas em 2014, técnica química e pós-graduada em cosmetologia em 2019.

 

Comentários