Aracaju, 20 de Novembro de 2018

Conheça os 8 erros mais comuns na hora da limpeza

22/08/2018 12h:05 - Por Da Redação - Foto: credito Pexels
Article cover big a36dc63504629f6b

Gostando ou não, a limpeza da casa é inevitável. E, para um bom resultado, é preciso ficar de olho para evitar alguns erros muito comuns. Certos tipos de materiais, como pisos, azulejos e acabamentos metálicos, por exemplo, exigem mais cuidados.

 

É necessário saber, então, quais os melhores utensílios e produtos mais apropriados para cada local. Para facilitar essa tarefa, Leonardo Castelo, CEO e um dos fundadores da Ecoville, primeira rede de lojas de produtos de limpeza do país, selecionou algumas regras importantes, para ajudar na hora da limpeza.

 

1. Cuidado com a palha de aço

 

Como o nome diz, ela contém aço de verdade e esse tipo de material enferruja. Usar uma palha enferrujada, além de sujar mais as superfícies, poderá riscá-las, danificando suas peças.

 

2. Separe as roupas 
 

Partindo do princípio que roupas podem conter bactérias, dependendo dos locais onde foram usadas, não parece bacana misturar tudo na mesma máquina, certo? Portanto, se a toalha é o primeiro item que toca o corpo após banho, elas não devem ser lavadas junto com outro tipo de roupa, para que não haja chances das bactérias serem transferidas de uma peça para a outra. O mesmo serve para as roupas íntimas.

 

3. Não misture as cores

 

Quem já lavou roupas coloridas com brancas sabe bem o por quê de jamais misturar os dois tipos. Roupas coloridas costumam soltar tinta e isso pode fazer com que as peças brancas fiquem manchadas.

 

4. Limpe na ordem certa

 

A ordem da limpeza importa, sim! Ao começar a limpeza por cima, as sujeiras caem no chão e, em seguida, poderão ser limpas. Caso inverta a ordem, pode haver a necessidade de limpar a parte de baixo duas vezes, já que os resíduos cairão sobre o chão limpo.

 

5. Atenção com os produtos multiuso

 

Os produtos multiuso podem realmente ser utilizados em vários lugares, o que não quer dizer em todos. Superfícies como madeira, metal e tacos devem ser evitados, por não serem materiais laváveis. No caso de cerâmica, plástico e paredes, está liberado!

 

6. Um pano para cada ambiente

 

Usar o mesmo pano pode até ser mais prático, mas não é o mais recomendado. Quando isso é feito, as bactérias de um ambiente são passadas para o outro, o que pode ser prejudicial à saúde e bastante anti-higiênico.

 

7. Regue as plantas com cuidado

 

Ao regar as plantas, a água que escorre dos vasos pode deixar marcas no chão. A ferrugem que sai do vaso pode sujar a superfície e, se não for limpa rapidamente, pode provocar manchas. Prefira, então, sempre molhar as plantas antes de lavar o chão.

 

8. Sabão em pó também é vilão

 

Você sabia que a fórmula do sabão em pó, em geral, é muito alcalina e, por isso, pode corroer os pisos? Apesar de parecerem limpos na hora, micro buracos são formados nas superfícies, o que ajuda a acumular sujeira.

Comentários