Aracaju, 20 de Outubro de 2018

4 dicas para montar uma rotina de limpeza na sua casa

25/09/2018 16h:19 - Por Da Redação
Article cover big 8f8c0093575d6778

Cuidar da casa pode ser prazeroso para algumas pessoas e insuportável para outras, mas certamente é uma atividade que consome muito tempo e energia. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que as pessoas gastam, em média, 26 horas por semana em tarefas domésticas, o que representa mais de quatro dias por mês dedicados apenas aos cuidados com a casa.

 

Então, como organizar o dia-a-dia de modo que o desgaste e o tempo consumido sejam os menores possíveis? Com uma rotina de limpeza adequada, você verá que é viável deixar seu lar em ordem e ainda ter mais tempo para outras atividades. Pensando nisso, Leonardo Castelo, um dos fundadores da Ecoville, primeira rede de franquias brasileira de lojas especializadas em produtos de limpeza, separou quatro dicas.

 

Organize os afazeres em um cronograma

 

A primeira dica é montar uma lista de tudo que precisa ser feito e organizar os itens em um cronograma. Identifique as tarefas que devem ser realizadas mensalmente, semanalmente e diariamente, de modo que as tarefas diárias - como lavar a louça e arrumar as camas, por exemplo

 

- apareçam em todos os dias de seu cronograma, enquanto as demais apareçam de forma mais esporádica.

 

Além disso, procure distribuir bem as tarefas periódicas ao longo da semana, para que nenhum dia fique sobrecarregado, limitando a duas ou três atividades curtas por dia. Deste modo, sobrará mais tempo livre e o cansaço será menor.


 

Divida as tarefas por ambientes

 

Dividir as tarefas da casa por ambientes também pode auxiliar, e muito, nesse processo. Separe sua casa em cinco áreas ou mais, de acordo com a necessidade: entrada, cozinha, quartos, sala e banheiro. Depois disso, distribua as tarefas semanais de cada zona em um dia da semana.


 

Adeque os afazeres à rotina

 

Outra dica é ter horários pré-definidos para realizar as tarefas e programar sua duração. Desta forma, a tentação de adiar a hora da limpeza diminui, e as chances de economizar tempo são maiores.

 

Planeje-se de modo que seja fácil integrar sua rotina de limpeza ao seu cotidiano, estabelecendo tarefas e horários adequados para você, e seja realista quando planejar a duração das atividades para não atrapalhar seus outros compromissos.

 

Além disso, com as tarefas colocadas no papel, ficará mais fácil distribuí-las entre os membros da casa, para que você não precise fazer todo o trabalho. Delegando as tarefas, até as crianças podem ajudar a deixar a casa limpa e em ordem.


 

Agora é só colocar em prática!

 

Com o tempo, você irá se acostumar a essa rotina e verá que o esforço para arrumar a casa ficará menor. Para isso, é preciso ter disciplina e seguir seu checklist sempre, principalmente no começo do planejamento. Também ficará mais fácil ir adequando o seu cronograma de limpeza às suas necessidades e compromissos pessoais.

 

Ao economizar tempo e energia com os afazeres domésticos, sua disposição aumentará e será possível passar mais tempo fazendo o que realmente importa para você.

Comentários