Aracaju, 11 de Dezembro de 2017

Conheça a broa feita com melado de cana

19/11/2017 22h:27 - Por Da Redação
Article cover big a45d2551ec6ff030

Desde a chegada da colônia portuguesa ao Brasil, diversos aspectos da nossa cultura foram influenciados, como é o caso da culinária. A broa de fubá, um doce tradicionalmente lusitano, agrada grande parte dos brasileiros e pode ser encontrada em diversas regiões do país, com diferentes adaptações. Um exemplo é a incorporação do melado na receita, uma das formas encontradas para adaptar o sabor ao paladar nativo.

 

Pouco conhecido, principalmente no Sudeste e Sul, o melado é um xarope líquido que provém do processo de evaporação do caldo de cana ou, em alguns casos, da rapadura, passando por processos tecnológicos próprios. A nutricionista Marcia Daskal pontua que o componente pode trazer diferentes benefícios à saúde: “Além de ser um adoçante natural, ele é rico em ferro, potássio, cálcio e é uma ótima fonte de energia”.

 

O antropólogo Raul Lody afirma que o ingrediente pode ser usado em pratos salgados ou doces, tornando-os mais atraentes por ser facilmente manuseado em desenhos e por sua cor. “A broa de melado é um ótimo jeito de começar a colocar em prática diferentes formas de adoçar as receitas. Além disso, vale a pena experimentar, pois é uma opção bem brasileira, saborosa e descomplicada”, ressalta.

 

Abaixo estão os ingredientes e o modo de fazer a receita – sugestão enviada e testada pelo próprio Raul. Não deixe de experimentar e aumentar seu portfólio culinário!

 

Broa de melado

 

Ingredientes:

 

  • 600ml de melado
  • 3 ovos
  • 3 copos de farinha de fubá
  • 2 copos de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • ½ copo de óleo vegetal
  • ½ copo de leite morno
  • Erva-doce a gosto

 

Modo de fazer:

 

Numa tigela grande o suficiente para conter todos os ingredientes, adicione 500ml de melado e os ovos inteiros, e com uma colher de pau vá mexendo suavemente para agregar o melado aos ovos. Depois, acrescente a farinha de fubá e misture; então, acrescente a farinha de trigo e continue a mexer até ficar uma mistura homogênea.

 

Agora, adicione o leite morno e depois o óleo, misturando-os a massa. Sempre faça movimentos circulares e suaves enquanto mexe. Adicione a erva-doce e, por último, o fermento. Mexa suavemente.

 

Unte uma assadeira retangular com óleo e polvilhe com farinha de trigo antes de colocar a massa. Coloque no forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 35 minutos. Após retirar o bolo do forno, com a massa ainda quente, pincele a broa com o restante do melado. Deixe esfriar para servir.

 

 

 

(http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/), (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio) (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio),

Comentários