Aracaju, 24 de Setembro de 2018

COMO REALIZAR OS SEUS SONHOS NO NOVO ANO?

7 passos valiosos para fazer um 2017 diferente!
21/11/2016 21h:44 - Por Da Redação
Article cover big 9618151cd5b871ea

“Cerca de 92% das pessoas que traçam metas

para  o ano novo fracassam. Como driblar 

este cenário e alcançar o que deseja?”

 

por Rosalina Moura

 

 

Quando se aproxima o período entre o final e o início de um novo ano  refletimos sobre as conquistas e os desafios superados, ao mesmo tempo em que nos motivamos a pensar e a definir quais serão os objetivos e as metas para o próximo ano.

 

Quantos de nós desejamos:

  • Galgar um novo degrau na vida profissional, 
  • Iniciar uma atividade física, 
  • Melhorar a qualidade da alimentação, 
  • Perder peso, 
  • Fazer novas amizades,
  • Encontrar um novo amor? 

 

Na primeira semana de janeiro estamos 100% motivados, com as metas vivas em nossas mentes e isso nos confirma que este será um ano totalmente diferente... Será?!

 

De acordo com a instituição americana Stephen Shapiro, cerca de 92% das pessoas que traçam metas para o ano novo fracassam independente da área em que estabeleceram metas! 

 

O estudo revela que 49% das pessoas têm insucesso frequente, ano após ano, no alcance de suas metas e 24% (uma em cada quatro pessoas) nunca têm sucesso e sempre falham. Isso abala a autoestima e faz desabar a autoconfiança na capacidade de mudar... 

 

Por quê isto acontece? Talvez encontremos dificuldades em iniciar os passos na direção das mudanças desejadas, ou imprevistos vão acontecendo ao longo do caminho que sugam as nossas energias, drenam a nossa motivação e nos fazem perder o foco do que realmente é importante na nossa vida. 

 

Saiba o que você pode fazer para driblar este cenário e alcançar o que deseja.

 

7 passos valiosos para fazer um 2017 diferente!

 

1.       Tenha em mente onde você está hoje

 

Quando se pensa em mudança é essencial refletir sobre o momento presente, sobre o quanto você está satisfeito ou não com cada área da sua vida. Assim você conseguirá definir o seu ponto de partida frente aos seus objetivos.

 

2.       Defina para onde você quer ir

 

Identifique as áreas em que você gostaria de realizar mudanças e os resultados que deseja alcançar. Defina com o máximo de detalhes como você quer se encontrar daqui a 1 ano. Se pergunte e responda: Quais são os seus objetivos? Como estarão os seus hábitos, comportamentos, pensamentos, sentimentos, a sua rotina no dia a dia? Seja bem específico!

 

3.       Dê o primeiro passo!

 

Olhando para onde você está hoje e para o seu futuro daqui um ano, há uma linha coerente entre esses dois períodos? Por vezes queremos alcançar um objetivo, mas não temos estrutura que nos dê suporte para alcançá-lo. Reflita sobre o caminho a seguir, sua rota. Para começar você precisa apenas dar o primeiro passo... que passo será este?

 

4.  Defina metas realistas e graduais

 

As metas em um planejamento são essenciais, pois são elas que nos aproximam do nosso objetivo e que nos dão o parâmetro para sabermos se estamos no caminho desejado ou não. Portanto, na hora de traçar as suas metas quebre-as em metas menores e graduais e seja específico e realista. Crie metas que sejam mensuráveis, alcançáveis e estabeleça um prazo para colocá-las em ação.

 

5. Crie estratégias para driblar os desafios e obstáculos

 

Se antecipe aos desafios que você terá para galgar cada degrau e bole um plano para driblá-los de forma que não se tornem um impedimento, mas sim oportunidades de crescimento e aprendizado.

 

6. Comemore as suas conquistas

 

Não importa o tamanho da conquista, ela tem que ser reconhecida, valorizada e comemorada! Valorize o que você já conseguiu e não fique olhando apenas para o que ainda falta.

 

7. Faça um plano de prevenção de recaídas.

 

Quem nunca fez uma mudança e algum tempo depois recaiu? Isso gera frustração e pode até diminuir a nossa confiança na capacidade de mudar. Evite que isso aconteça criando estratégias para se manter no caminho que pretende, fortalecendo os “porquês” e “para quês” da mudança e valorizando as suas conquistas.  Busque suporte de pessoas e amplie a sua rede de relacionamentos.

 

 

Para potencializar as chances de sucesso, reserve um tempo e faça um planejamento para 2017 que possa estar sempre a mão para ser revisto. Isso faz uma grande diferença. O apoio de um profissional da área, como um coach, também pode ser uma poderosa ferramenta. 

 

 

Estes passos podem ajudar a transformar os sonhos em realidade e a potencializar as suas conquistas pessoais e profissionais para 2017.  

 

FELIZ ANO NOVO!

 

 

Rosalina Moura é psicóloga, diretora da Rumo, especialista em gerenciamento do stress, Health and Wellness Coach e terapeuta de casais.

Foi coordenadora da área de psicologia do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo de 1994 a 2005. Em 2001 ela criou a RUMO, que tem como  foco principal de atuação o desenvolvimento de programas de bem-estar e  gerenciamento do stress para pessoas e empresas. 

 

 www.rumosaudavel.com.br

 
Comentários