Aracaju, 20 de Outubro de 2018

Coluna

Post 38709a474f3f1d37

Pensamento, palavra e ação

Por Suely Buriasco

Treinamentos em resolução de conflitos e coaching para equipes, familiares e pessoais.
Aprenda a administrar conflitos e fortaleça suas relações!

 

Suely Buriasco é  consultora em Mediação Corporativa, Mediação de Conflitos e Coach, atuando nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Educadora graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.  É articulista de jornais e sites, sempre abordando temas que incentivam o autoconhecimento e a busca pelo equilíbrio, harmonia e sabedoria. Possui dois livros publicados pela "Novo Século"Editora": Uma Fênix em Praga e Mediando Conflitos no relacionamento a dois.



Agende sua consulta através do telefone 11 3254-7420 ramal 143
WhatsApp 11- 993514566
www.sburiasco.com.br

19/03/2018
Transforme problema em desafio
Article cover big 8e78ba30c65dbf4d

Você já deve ter ouvido essa frase de Kelly Young: “O problema não é o problema. O problema é a atitude com relação ao problema”.


Hoje o meu convite é para que, diante de um problema, você deixe a reclamação de lado e trace um plano para superá-lo.


Quero que, à partir de hoje, você aprenda a transformar problemas em desafios, enfrentando-os com autoconfiança e fé. Meu objetivo é que você tire o foco central do problema em si e direcione as suas energias para solução.


Como os problemas fazem parte da vida, o melhor é aprender a lidar com eles. Para te ajudar nesse processo eu descrevo algumas atitudes que são fundamentais diante das crises e dos reveses do dia a dia.


1- Ser resiliente


Desenvolver a habilidade de lidar e superar as adversidades, ou seja, reagir positivamente, aprendendo com as dificuldades. Na física a palavra resiliência é usada para designar materiais que têm capacidade de absorver grandes impactos e depois voltar ao normal. O
ser humano ao desenvolver a resiliência, supera as vicissitudes e amadurece.


2- Assumir responsabilidades


Quando ficamos procurando culpados e quase sempre são os outros, claro, paramos nas lamentações; não nos mexemos, porque queremos que os outros ajam. Mas se, ao invés disso, analisarmos o que podemos fazer para resolver o problema, independente de quem o causou, então nos colocamos numa posição ativa.


3- Aceitar a realidade


As vezes nos abatemos muito porque entendemos que determinado problema não tem solução e alguns não tem mesmo, mas nem por isso podemos nos entregar ao desânimo.


Tudo o que podemos fazer é aceitar a realidade de que somos impotentes para solucionar aquilo, mas que precisamos agir para superar.


Já ouviu que “ri melhor quem ri, apesar de tudo”? 


4- Faça a diferença


Fácil falar, né? Mas pensando bem, como fazer a diferença se o problema não for difícil? É isso aí, o fácil qualquer um resolve!


Os desafios surgem aos montes em nossas vidas; alguns são maiores que os outros. O que devemos ter em mente é que desafios correspondem a oportunidades de crescimento e, cada vez que os enfrentamos com determinação, crescemos um pouco mais.


A vida exige firmeza, coragem e muita determinação. Como dizia a minha vó Aurora: “Fé em Deus e pé na tábua”.

 

Para saber mais sobre esse assunto assistir o vídeo “Transformando Problemas em Desafios”, no meu canal do YouTube 

https://www.youtube.com/watch?v=LkN6yiwUfxk&index=2&list=PLuKXY5FNZEJQh2FRCN
RVA_M99f-omGh_H

Envie seu comentário