Aracaju, 22 de Outubro de 2018

Coluna

Post c647c930266f0c5a

Viajando com Acácia Trindade

Por Acácia Trindade

Acácia Trindade é jornalista há 30 anos. Repórter , editora de Turismo e foi diretora do Jornal da Cidade e de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe. Atualmente está chefiando a Ouvidoria da Corte de Contas. Mantém uma página sobre Turismo no Facebook - Viajando com Acácia Trindade. Agora passa a fazer parte do time do Conecte Mulher

 

04/05/2018
Sergipe e suas ilhotas
Article cover big 95a6fb48e6e9cd59

Sergipe possui muitos pontos turísticos inexploráveis, que em qualquer outro Estado já estavam entre os mais visitados.   São ilhotas flutuantes ao longo de rios que encantam por suas belezas naturais.  A prova de que a exploração destes pontos turísticos é promissora, é o que acontece na Crôa do Goré, nas Ilhas dos Namorados e Mem de Sá e na praia do Viral.  Estes se tornaram pontos mais visitados pelos próprios sergipanos e turistas.


Nos finais de semana quando não estão explorando praias em Estados vizinhos, nosso casal praeiro  Pedro Neto  e  Elis se aventuram nas ilhotas que ficam ao longo do vaza Barris. Duda e Clarinha, as filhas do casal, são as que mais aproveitam. Elas curtem as pranchas de stand up-paddle e caiaques.  Os pais curtem as barracas rústicas de sapé que servem peixe-frito, pastéis de camarão e caldinhos de ostra, sururu, feijão, aratu e outras guloseimas. Os finais de semana nestas ilhas rendem a família fotos belíssimas, que retratam a junção do humano com a natureza.


Pedro Neto explora as ilhas em lanchas de amigos, mas as agências locais oferecem passeios de catamarã saindo da Orla Pôr do Sol, no povoado Mosqueiro, e de lá, segue para Crôa do Goré e  Ilha dos Namorados. Neste trajeto, passam pelos manguezais  que em alguns trechos adornam as mansões de veranistas. O passeio dura cerca de cinco horas.  São quarenta minutos até a Crôa do Goré, um banco de areia formado no meio do rio a depender do movimento da maré, onde  faz morada um dos crustáceos bem pequenos,  que se assemelha a um caranguejo.  As crianças adoram brincar com o goré, que se esconde em tocas no meio da enseada.


O passeio de catamarã é muito agradável,  com trilha sonora regional, que dá ate para ensaiar uns passos do forró, principalmente agora, que vamos entrar no período junino. Descendo no banco de areia, o visitante tem a sua disposição um bar-barco, que serve bebidas e petiscos.   Esportes. De lancha, Pedro chega ao local com a família e curte os petiscos , as crianças os esportes radicais e daí partem para a Ilha dos Namorados.


Lá, eles acampam e só retornam  no final da tarde. Os turistas que chegam a ilha de catamarã curte o banho nas águas mornas e tranquilas do local. A ilha fica no encontro do oceano Atlântico com o rio Vaza Barris. No meio da ilha, existe uma piscina natural para as crianças. Exploram a paisagem única e revigoram a mente. Um lugar que teria sido cenário da história de amor de um casal náufrago, que povoa a imaginação dos amantes até hoje.


É neste clima romântico que Pedro aproveita  para enamorar Elis. ¨Na praia eu me revigoro. Sai o estresse dos dias de trabalho e entra  a energia do mar. Sou praeiro e vivo para descobrir praias desertas, onde tenho contato direto com a natureza, sem ter que me preocupar com os vícios da civilização¨, diz Pedro entre um copo e outro de uma cerveja bem gelada. Num domingo de sol não há programação melhor para quem gosta de praia, rio e de um contato direto com a natureza.

 

 

    

      Orla Pôr do Sol

    

       Crôa do Goré 

    

      Crôa do Goré

                   Crôa do Goré  

    

        Atacadouro Ilha Mem de Sá

            Ilha Mem de Sá

             Ilha Mem de Sá 

 

            Ilha Mem de Sá

 

             Ilha Mem de Sá

              Ilha Mem de Sá

              Ilha Mem de Sá

      

           Praia do Viral

               Praia do Viral

                Praia do Viral

                Praia do Viral

 
      
           Praia do Viral
 
        Rio Vaza Barris      
 
               Ilha do Boi
 
                  Ilha do Boi
 
 
  Foz do Vaza Barris
 
 
 Atacadouro
 
 
 
    
Envie seu comentário