Aracaju, 20 de Outubro de 2018

Coluna

Post c647c930266f0c5a

Viajando com Acácia Trindade

Por Acácia Trindade

Acácia Trindade é jornalista há 30 anos. Repórter , editora de Turismo e foi diretora do Jornal da Cidade e de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe. Atualmente está chefiando a Ouvidoria da Corte de Contas. Mantém uma página sobre Turismo no Facebook - Viajando com Acácia Trindade. Agora passa a fazer parte do time do Conecte Mulher

 

28/08/2018
Roteiros de viagens para o Dia da Independência do Brasil
Article cover big 8b1af44f2e3e86b9

"Independência ou morte!". Há 195 anos, Dom Pedro I bradava o grito que ficou marcado na história. Mas antes de se rebelar contra Portugal e marcar o dia 7 de setembro, o Princípe e sua tropa partiram do Rio de Janeiro para São Paulo. No roteiro elaborado é possível seguir os passos do monarca e aprender mais sobre essa época. Confira os principais pontos da cidade relacionados à data.

 


Monumento da Independência -

 

A primeira parada é o Parque da Independência. Afinal, foi na Colina do Ipiranga, às margens do riacho que leva o mesmo nome, que D. Pedro puxou a espada e determinou que o Brasil não seria mais uma colônia portuguesa. Composto por mais de 160 mil m², o local abriga uma grande área verde, além do Museu do Ipiranga e a Casa do Grito, capazes de aprofundar a visão do visitante sobre o fato patriótico com exposições e utensílios reais.

 

Também no Parque da Independência, o Monumento não pode estar de fora dessa lista, já que indica o local exato do ocorrido. Também conhecido como Altar da Pátria, a escultura foi construída pelo artista Ettore Ximenes em parceria com o arquiteto Manfredo Manfredi em 1926. A cripta acoplada à estátua guarda os restos mortais do próprio D. Pedro I, da Imperatriz Leopoldina e de D. Amélia, a segunda Imperatriz do Brasil.
 

Quando desembarcou do Rio para São Paulo, D. Pedro I ficou hospedado no Pateo do Collegio, mesmo local que dava espaço para um teatro chamado "Casa da Ópera". Em seu retorno após o decreto, o jovem foi surpreendido com um salão cheio de pessoas que aplaudiam e gritavam "Viva o primeiro rei brasileiro", em sua homenagem.
 

Solar da Marquesa de Santos
 

Na mesma época em que proclamou a Independência, D. Pedro I passou a ter um relacionamento extraconjulgal com Maria Domitila. O Princípe, que até então era casado com a Imperatriz Leopoldina, deu à sua amante diversos títulos, entre eles, Marquesa de Santos. Sempre à frente do seu tempo, a casa que foi de Domitila entre 1834 e 1867 foi palco para diversas festas luxuosas para pessoas importantes da sociedade na época e hoje é sede do Museu da Cidade de São Paulo, que conta com acervos sobre a trajetória da megalópe.
 

Inaugurada em 1912, a praça fica bem no centro da cidade, próximo ao Viaduto do Chá. A princípio, o lugar não aparenta ter nenhuma relação com o ocorrido, já que leva o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva. No entanto, o que nem todos sabem é que Bonifácio foi a cabeça pensante por trás da separação entre Portugal e as terras brasileiras. Desde 1972, é possível observar uma estátua da autoridade feita de bronze e projetada por Alfredo Ceschiatti.

 

Vamos viajar pelo Brasil
 

Seguindo a tendência de que sete em 10 brasileiros planejam usar férias e feriados para viajar mais em 2018 em relação a 2017, de acordo com uma recente pesquisa, selecionamos sete destinos especiais para inspirar os brasileiros a aproveitarem o feriado de 7 de setembro, o primeiro feriado prolongado do segundo semestre do ano.
 

Pipa (RN)
 

A cerca de 80 km de Natal, Pipa é uma vila de pescadores que encanta viajantes de todos os lugares, de grupos de amigos a famílias, em função de suas praias ? uma recomendação de mais de 9 mil usuários da Booking.com. As Praias do Centro e do Amor estão entre as mais famosas e também é possível fazer passeios por dunas, falésias e piscinas naturais. O que não pode faltar no roteiro também é uma visita à Baía dos Golfinhos, cujo acesso deve ser feito na maré baixa pela Praia do Centro ou pela Praia do Madeiro.
 

Jericoacoara (CE)
 

Com um acesso cada vez melhor e um aeroporto próprio a 48 km da praia principal, Jericoacoara é outra vila de pescadores que já conquistou o coração de milhares de viajantes e até mesmo jornais internacionais por suas paisagens e praias de tirar o fôlego. O destino conta com quatro ruas principais, onde os viajantes encontram lojas de artesanato e diversos restaurantes, e são também onde está localizada grande parte das acomodações, entre hotéis e pousadas. Uma atividade imperdível? Apreciar o pôr do sol ? uma recomendação de mais de 8 mil usuários da Booking.com.
Ilhabela (SP)


Vista panorâmica, natureza e praias: estes são os três principais motivos para visitar Ilhabela, de acordo com os usuários da plataforma. O destino, ao contrário do que muitos podem pensar, é formado por um conjunto de ilhas, sendo a maior delas a de São Sebastião, onde fica a sede administrativa do município. Não faltam opções de trilhas e passeios em cachoeiras e há praias para todos os gostos, sendo que as mais badaladas são Curral, Grande e da Feiticeira. Ao todo, são mais de 580 acomodações listadas na Booking.com.
 

Teresópolis (RJ)
 

Com atrativos para adultos e crianças, Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é uma ótima opção para o feriado prolongado. A cidade tem um clima bem aconchegante e abriga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, principal atração tanto para passeios mais leves como para os mais aventureiros. Há também boas opções para quem quiser fazer compras: na Feira de Artesanato de Teresópolis (ou Feirinha do Alto, como é conhecida), o viajante encontra diversas barracas de artesanato, acessórios e vestuário.
 

Monte Verde (MG)
 

Em meio à Serra da Mantiqueira, a 480 km de Belo Horizonte, Monte Verde é o destino ideal para quem adora natureza, tranquilidade e gastronomia, segundo os usuários da Booking.com. Ao passear pelo centro, os viajantes encontram diferentes opções de restaurantes, galerias e lojas, algumas inclusive com produção própria de chocolate e geleias. Para os amantes de trilhas, o Parque Ecológico Verner Griberg é o lugar certo, onde estão a Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e o Platô, entre outros.
 

Serra Gaúcha (RS)
 

A Serra Gaúcha tem opções para todos os gostos, pois são muitas as cidades que compõem a região, incluindo Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Garibaldi, São Francisco de Paula e Antônio Prado, entre outras. Com isso, são mais de 1.800 propriedades listadas na Booking.com e os usuários da plataforma recomendam a Serra Gaúcha pela natureza, pois uma boa parte está na região dos pampas, e pela gastronomia, muito influenciada pelas culturas alemã e italiana.
 

Alto Paraíso (GO)
 

Localizado no nordeste do estado de Goiás, o destino faz parte da Chapada dos Veadeiros ? um grande parque situado em um planalto onde jorram diversas cachoeiras. É em Alto Paraíso de Goiás que está o Vale da Lua, cuja extraordinária paisagem é resultado de milhões de anos de erosão pelo Rio São Miguel. Marcada por crateras, cavernas e fissuras, a área lembra um parque aquático esculpido pela natureza. Em meio a curiosas formações rochosas, o viajante poderá encontrar mini cachoeiras e lagoas ideais para um rápido mergulho refrescante.

 

 

Parque da independência

 

 

Pátio do colégio

 

 

Solar da Marquesa de Santos

 


 
Envie seu comentário