Aracaju, 24 de Junho de 2018

Coluna

Post ab3bd729b90cc9bb

Aqui Entre Nós

Por Nazaré Carvalho

Nazaré Carvalho é graduada em Letras pela UFS, especialista em Direito Educacional, jornalista, radialista e apresentadora de televisão. Exerce atualmente o cargo de Assessora de Comunicação da Faculdade Pio Décimo

04/11/2015
Refletir
Article cover big 2603c51263e36c53

Estamos no final de um ano e nos preparamos para a chegada de um novo tempo em um novo ano. É costumeiro as pessoas com a aproximação de um Novo Ano projetar desejos, efetuar planos, reorganização da vida e de certa forma estabelecer mudanças comportamentais. Bom momento para reflexão sobre si mesmo. Por isso vamos falar de um sentimento relevante, que nem sempre é praticado por dezenas de pessoas – a gratidão.
 

A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuadamente. Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos.
 

Porém, em vez de se lamentar temos que mudar essa atitude de vítima para uma atitude positiva, agradecendo desde que abrimos os olhos pela manhã até a hora de dormir. Ao fazer isso você abre também o coração, abre o entendimento para descobrir quantas bênçãos pequenas e grandes recebe a cada dia. Às vezes, estamos tão distraídos com os problemas temporais que nos esquecemos de ver o quanto fomos agraciados e de quantos perigos nos livramos, deixando escapar o sentimento do agradecimento ou da gratidão. Nunca é demais demonstrar sua sincera gratidão a todos que o ajudam mesmo nas coisas que considera “normal”, “rotineira” ou por “obrigação”.
 

Expressar gratidão se traduz em uma força muito poderosa que gera mais do que recebemos. Considero a gratidão um atributo natural da mente voltada para a prosperidade, esse atributo aciona energia curativa do universo e muda as circunstâncias e o ambiente ao seu redor. Preste atenção na reação das pessoas quando você agradece, elas ficam leves, brilham e até se curam de doenças psicossomáticas e crônicas (afirmam os estudiosos do assunto),é que a gratidão cura as doenças da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, baixa estima e outras.
 

Importante você não deixar de esqueça de agradecer. Existem muitas maneiras como por exemplos: escrever bilhetinhos e espalhá-los onde possam ser lidos por quem você esteja agradecendo, hoje são as mensagens eletrônicas, escrever em um bloquinho no final do dia as graças recebidas, e nunca pensar que agradeceu uma vez, pronto, não é assim, você tem milhões de razões para agradecer continuadamente.
 

É simples a prática da gratidão, basta lembrar que ela (a gratidão) é uma opção.
 

Podemos ser gratos pelas coisas boas, pelo amor das pessoas, pelos desafios, pelas dificuldades, pelo convívio com pessoas difíceis, pelas vitórias, pelas derrotas, pela esperança e etc.
 

O sentimento da gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso  coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tenções da vida contemporânea.

Envie seu comentário