Aracaju, 17 de Agosto de 2018

Coluna

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Pensamento, palavra e ação

Por Suely Buriasco

Treinamentos em resolução de conflitos e coaching para equipes, familiares e pessoais.
Aprenda a administrar conflitos e fortaleça suas relações!

 

Suely Buriasco é  consultora em Mediação Corporativa, Mediação de Conflitos e Coach, atuando nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Educadora graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.  É articulista de jornais e sites, sempre abordando temas que incentivam o autoconhecimento e a busca pelo equilíbrio, harmonia e sabedoria. Possui dois livros publicados pela "Novo Século"Editora": Uma Fênix em Praga e Mediando Conflitos no relacionamento a dois.



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06/05/2018
Rede Social – Dicas para utilizar com sabedoria
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A comunicação através das redes sociais domina cada dia mais o nosso cotidiano. Até o email tem se tornado obsoleto sendo substituído pelo whatsApp.


Por ser uma forma de comunicação que até um tempo atrás não fazia parte do nosso dia a dia, é comum a sua utilização de forma desastrada. Algumas postagens já causaram, inclusive, a demissão de colaboradores de empresas.
 

Toda atenção é pouco para se precaver e evitar que o mal uso da tecnologia, principalmente no ambiente de trabalho, lhe cause prejuízos.
 

Algumas dicas importantes:
 

1- O grupo de whatsapp da empresa só deve ser utilizado para fins profissionais. Por isso nada de mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite. Jamais utilize a ferramenta para fazer piadas, falar mal de algum companheiro de trabalho. A comunicação através dessa ferramenta deve ser objetiva, sucinta e não pode causar constrangimento.
 

Por mais que hoje em dia o whatsapp permita que você apague uma postagem, preste muita atenção antes de escrever ou enviar fotos para não encaminhar ao grupo errado e causar problemas.
 

2- A exposição pessoal tornou-se comum nas redes sociais e não é tarefa fácil manter o mínimo de privacidade. Muitos profissionais já foram prejudicados por postagens com comentários sobre política, economia, até futebol. Assim, toda a cautela é recomendada. O correto é manter uma postura apropriada que não traga prejuízo profissional.
 

3- Muitos erros cometidos nas postagens em redes sociais poderiam ser evitados se as pessoas pensassem um pouco mais antes de escrever e postar fotos.
 

Por isso jamais utilize as redes sociais para: 
 

 Fazer comentários sobre o trabalho, os colegas, o chefe ou qualquer pessoa ligada à corporação, incluindo clientes e parceiros
 

 Reclamar da rotina profissional, do trabalho ou de qualquer afazer na empresa.
 

 Utilizar vocabulário chulo ou inadequado.
 

4- Toda empresa que se achar prejudicada por uma postagem nas redes sociais pode tomar providências jurídicas contra quem escreveu, se a mesma for vista como prejudicial a sua imagem. Existem casos de processos e demissões por esses motivos. Por isso cautela.
 

Antes de reclamar, ou escrever qualquer comentário nas redes sociais vale à pena refletir para evitar prejuízos à sua imagem. A sua página na rede é particular, mas lembre-se que a rede é pública. Bom senso é sempre a melhor opção.
 

 

Suely Buriasco é mediadora de conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

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