Aracaju, 25 de Abril de 2018

Coluna

Post 15432ba51c8d43d8

O Caminho 3T

Por Giridhari Das

É mestre espiritual brasileiro e autor de livros de autoaprimoramento e autorrealização em yoga. Seus ensinamentos podem ser vistos em palestras, livros e vídeos gratuitos na internet e ao vivo no Yoga Resort e Fazenda Retiro que fundou na Chapada dos Veadeiros, o Paraíso dos Pândavas. O foco de seus conhecimentos é o Caminho 3T, onde ele transmite centenas de dicas, fatos e técnicas testadas pelo tempo e confirmadas pela ciência para o autoaperfeiçoamento. Sua linhagem espiritual é originária da Índia, há mais de 5.100 anos, e remonta o legado de grandes mestres como Srila Prabhupada (1896-1977), Chaitanya Mahaprabhu (1486-1534), tocando os ensinamentos do próprio Senhor Krishna, relatados na Bhagavad-gītā. Ele foi iniciado em 1996 por Srila H.D. Goswami Acharyadeva. Ele é pai dos meninos Bryn Govardhana e Macsen Krishna e esposo de Charana Renu Dasi. A mensagem do mestre espiritual Giridhari Das, ou simplesmente Guiri, traz a busca dos valores internos que a alma anseia viver, e não o que a vida mundana tenta nos convencer como certo.

13/11/2017
QUERO TANTO ME SENTIR BEM MAS AINDA NÃO SEI COMO
Article cover big bc2388ce8deba9e3

Quando eu me volto para o passado...
Ou quando mergulho meus pensamentos no futuro... 
O presente fica de lado.
Renegado. 

Mas quando um homem deixa-se ser generoso consigo mesmo. 
E quando uma mulher permite-se ser generosa com ela própria. 
Doando-se um tempo para respirar, olhar ao redor e ver o que está disponível para o dia, podem escolher conscientemente como responder às situações e é aí que a vida se torna mais equilibrada e centrada novamente.
Era assim quando eramos crianças. 
Precisamos reaprender esse tipo de olhar, associando-o a um estado de observância e autoanálise... assoprando para transformar as faíscas da alma, em Fogo.

Reserve um tempo para fazer uma pausa e se reconectar. 
Faça algumas respirações profundas antes de continuar com o texto...
Retire de ti o que você não o é, e você será feliz. 
Você já é Perfeito. 
Você já é Perfeita. 
O problema é que agora estamos convencidos pelo ego de sermos coisas que não nascemos para ser: 

egoísmo, 
inveja, ganância, 
um tal status social... 

- ter em vez de Ser - 
quer uma personagem... 
uma roupa, uma marca, 
quer um partido,
curtidas... 
um time, 
carros,
coisas

 

Em vez de sermos apenas 
Luzes Nascidas de Deus 
Agora vivendo em corpos materiais neste planeta
para cumprir uma missão pessoal. 
que nos dá créditos para retornar 
ao Supremo.

Por mais que você queira desfrutar o mundo material, você não é material.
É, de fato, uma consciência.
E consciências não são do mundo material.
A sua consciência é transcendental, por isso não fica totalmente bem na matéria tridimensional.
É quando a alma começa a buscar algo que perdeu - sente falta, mas nem sabe o quê.
Seria ótimo se lazer, prazer e desfrute nos iluminasse e suprissem essa falta. Mas não.
Não é rico quem tem mais, e, sim, quem deseja menos.

Desfrute mundano como a única meta da vida, com gozo desmedido dos sentidos é uma filosofia falsa e imprópria para o interesse verdadeiro da pessoa que vive dentro do seu peito. Escute a Pessoa do Seu Coração.

 

Angústia, 
ansiedade, ganância, 
luxúria, inveja, loucura
e depressão são o os estados 
que o desfrute e desejo material trazem. 
A busca pela matéria é o início da Inquietude. 
Na afinidade com eles não tem como sermos FELIZES

 

Já centrar-se e praticar o desapego, aquietar a mente, meditar, orar, entrar no aqui e agora geram o prazer de estar satisfeito, desejando menos. Experimente esse bem estar de ser a pessoa que está dentro do corpo, que é uma pessoa que não precisa das coisas do mundo, quer apenas paz, bem estar, contentamento... harmonia e essa tal felicidade, que também pode ser o seu reencontro com DEUS, seja o nome que dê a Ele. E nenhuma dessas benesses o mundo material pode produzir por si só. O corpo pode gostar e até viciar no desfrute, mas a consciência não. Pelo contrário, a frugalidade e a superficialidade do mundo a alma entristecem.

Faço um desafio: 

O mundo material não pode produzir nada além de agito mental na sua vida. E isso é o que te deixa sem eixos, andando meio que sem rumo, meio desnorteado(a). 

Experimente investir a sua energia no seu dharma e na conexão com Deus. #Experimente uma semana, sem quebrar. Dois dia apenas se para você for muito, um depois outro, para reforçar o experimento. E depois nos conte o que aconteceu ao usar os Cinco Passos na sua rotina. O QUE VOCÊ SENTIU?

 

DA RODA DE CONVERSAS: ASSISTA o que a nossa SatSanga falou sobre isso:

 

A alma, como um Eco-Agricultor Divino, veio semear e colher sentimentos para levá-los ao Cosmos. Não busca coisas. A infelicidade vem quando trabalhamos contra o Dharma, buscando ser algo ou alguém que não nascemos para ser. E cada um desses defeitos ou refúgios e desfrutes focados no material... pensando melhor, FUGAS, deixa-nos um pouco mais infelizes, frustrados, pois a alma sente quais caminhos são certos ou incoerentes. E, logo, nos faz um pouco mais distantes de nossa Perfeição Divina. Mas há uma saída, ou melhor, CINCO!

 

 

  • Pratique a auto-observação; 
  • Assuma o comando de sua vida; 
  • Fique sempre presente (mindfulness); 
  • Viva sua essência (seu dharma); 
  • Cultive devoção a Deus (bhakti);

 

Podemos simplificar o caminho para uma vida perfeita em apenas cinco passos. Cinco etapas que vão lhe levar a viver cada dia melhor, cada passo baseado no caminho anterior. 

Veja aqui por que são tão eficazes, 
à medida que você assume a responsabilidade 
por seus próprios pensamentos e decisões. 

Lembre-se: #EuVivoaVidaqueEuFiz.
 

Primeiro Passo – Auto-observação
 
Seja a testemunha de sua mente. Observe seus pensamentos e suas emoções. Observe seu foco. Não só olhe para fora. Acompanhe sempre como você está reagindo aos acontecimentos externos. Onde está seu foco? Está pensando em que? Está atento ao que está acontecendo aqui e agora, ou está perdido no passado ou futuro? Como estão seus filtros? Está vendo a realidade sempre no negativo, vendo problema em tudo? Consegue ter gratidão e ver a beleza da vida?
 
Quando dirigimos, olhamos para frente, mas também temos os retrovisores. Enxergue o mundo, mas sempre de olho para dentro. Como diz o ditado, “Quem olha para fora, sonha, mas quem olha para dentro, desperta”.
 

Segundo Passo – Auto-comando

Uma vez que estamos de olho na mente, acompanhando seus movimentos, surge então a possibilidade de assumirmos comando das flutuações, foco e o estado em geral da mente.
 
Aprendemos que além de observar, podemos modificar e direcionar os pensamentos e emoções. Este poder é ignorado por muitos, e o custo de ignorar ele é incalculável. Não é exagero dizer que quem não assume comando de sua vida perde a possiblidade de ser feliz.
 
Aqui um artigo e vídeo que fiz sobre o assunto: http://giridhari.com.br/ensinamentos/assuma-comando-de-sua-vida/. O resumo: você vive a vida que você fez. Você pode completamente assumir comando de sua mente, radicalmente mudando seu padrão de felicidade e qualidade de vida.
 

Terceiro Passo – Mindfulness
 
Uma vez assumindo comando de sua mente, o primeiro e mais essencial passo para acessar tudo mais de bom é manter sua mente no aqui e agora. A raiz de toda infelicidade é a mente fora do aqui e agora. Veja este vídeo onde eu explico a questão: https://www.youtube.com/watch?v=8ULG3crkj5M.
 
“Totalidade na ação” é o termo chave aqui. Na medida que você aprende a direcionar sua mente, verá que nada é melhor do trazer toda sua mente para aquilo que está fazendo aqui e agora. Estar 100% presente em toda e cada ação de sua vida é o portal dos estados superiores de existência e a elevados níveis de bem-estar.
 

Quarto Passo – Dharma
 
Se totalidade na ação é o caminho, surge a pergunta essencial: qual ação devo realizar? A resposta está no conceito do dharma. Dharma é sua essência em ação. Dharma é o dever que surge de quem você é. Dharma é propósito.
 
Dharma nos traz o norte do que fazer, e de onde colocar nossa mente. Qual ação se pede de mim agora? A cada momento, de cada dia, para cada um, tem um chamado e este chamado é o dharma. Dharma significa você vivendo a sua vida, a vida que veio viver.
 
Quem acompanha meu trabalho, sabe que enfatizo bastante a importância de dharma. Veja aqui um playlist de muitos vídeos sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=djqMYQC3EHk&list=PLPf150sJ1OJU1Wa-8IlxUlT0Uk3rhSdwj.
 

Quinto Passo – Bhakti
 

Bhakti significa AMOR, e amor é a perfeição da vida. Agir, acima de tudo, com devoção amorosa é a expressão última da alma. O propósito final da vida é despertar e reviver seu amor por Deus. A força e felicidade que advém de bhakti é inigualável. Quem não conhece, considera que é fantasia ou ilusão e faz graça ou vê com desdém aqueles que tem fé. Mas quem já ativou sua conexão, que já está em yoga, sabe. Quem já está desperto sabe que nada supera e nada jamais pode superar bhakti e que não há posição superior do que estar em crescente amor por Deus, fazendo de tudo na vida uma oferenda amorosa a Deus.
 
E, mais, quem seguiu o caminho completo, entende que bhakti sem os outros passos pode ser até perigoso. Bhakti é o objetivo final, mas precisa do suporte de uma mente sob controle e pacífica para brilhar. Bhakti precisa do solo fértil do dharma, de uma vida de princípios e moralidade para florescer.
 

Conclusão
 
Fiz aqui uma brevíssima apresentação de cada passo. Nos vídeos explico mais.
No livro “O Caminho 3T” (www.3T.org.br) encontrará uma descrição detalhada de cada elemento, como também de técnicas e ferramentas para você colocar isso tudo em prática em sua vida.

A META é... #SerVocê... 
ANDAR na... #SuaHistoria
SER #QuemRealmenteÉ
ATUANDO no seu melhor #SEMPRE
No #AGORA

 
Veja aqui meu vídeo sobre este tema: 

 

Envie seu comentário