Aracaju, 25 de Abril de 2018

Coluna

Post bc57608c39ee6471

Viajando com Acácia Trindade

Por Acácia Trindade

Acácia Trindade é jornalista há 30 anos. Repórter , editora de Turismo e foi diretora do Jornal da Cidade e de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe. Atualmente está chefiando a Ouvidoria da Corte de Contas. Mantém uma página sobre Turismo no Facebook - Viajando com Acácia Trindade. Agora passa a fazer parte do time do Conecte Mulher

 

07/11/2017
Praia do Forte: paraíso a duas horas de Aracaju
Article cover big aed578bc6f524c56

 

Quem quiser passar um final de semana diferente, ver coisas novas, gente de toda parte do mundo, ter acesso a artesanatos belíssimos, griffes famosas, gastronomia especial, contato direto com a natureza e praticar esportes radicais, é só pegar o carro e saindo de Aracaju, via ponte Gilberto Amado, em menos de três horas você chega ao paraíso: a Praia do Forte, localizada em Mata de São João, Bahia. Também lá você encontra um castelo medieval, o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte.



O centro de toda badalação é a Vila dos Pescadores de Praia do Forte. Ela harmoniza simplicidade dos nativos e sofisticação na medida. A vila transpira cultura entre suas vielas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes, com uma infraestrutura que encanta os visitantes durante todos os meses do ano.



Um cartão postal do município de Mata de São João, bastante divulgado pela Associação Comercial Turística da Praia do Forte (TurisForte) é a Igrejinha, que é a Capela de São Francisco de Assis. Contam que a Capela, que fica na praça central da Vila, foi construída pelos pescadores em 1900. Também você pode visitar o Castelo Garcia D´Ávila, que é a única construção com características medievais nas Américas.



Voltando à vila, você pode visitar o Projeto Tamar, que possui um moderno Centro de Visitantes, com Museu da Tartaruga, aquários, entre outros. A Praia do Forte recebe muitos visitantes ilustres. Além dos milhares de turistas e artistas, das tartarugas marinhas, o local é o escolhido das baleias Jubarte. Vindos da Antártica, esses mamíferos apresentam um show de acrobacias naquele paraíso.



Para os apaixonados do ecoturismo e turismo de aventura, as opções são as caminhadas ecológicas na belíssima Reserva Ecológica da Sapiranga, formada por seiscentos hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, entre elas as orquídeas e bromélias Os passeios pela reserva podem ser feitos de várias maneiras como: caminhada, bicicleta, cavalo e para os que 
preferem mais aventura, a melhor opção é o quadriciclo. Todas as trilhas são sinalizadas.

 



OPÇÕES EM HOSPEDAGENS - Além do show que a natureza nos apresenta na 
Praia do Forte, um ponto alto é o conforto e o luxo quando se fala em hospedagem. Você encontra inúmeras opções de hotéis, pousadas e resorts. Eu recomendo o Hotel Via dos Corais. Com decoração rústica, convive com requintes como piscina com hidromassagem, elevador panorâmico e sala de massagem. Eles oferecem um café da manhã maravilhoso, e ainda tem um bar funcionando durante todo o dia. Pela sua estrutura, o hotel vem recebendo vários eventos, de aniversários a congressos. Já para os jovens, indico o albergue, que com sua decoração praiana, agrada e proporciona a interação com pessoas de diferentes nacionalidades.

 



FRUTOS DO MAR - Como sou fascinada por gastronomia, na Praia do Forte encontrei tudo que aprecio. Lá você encontra o melhor da culinária dos quatro cantos do mundo. O destaque é a gastronomia baiana: moquecas, ensopados, acarajés e abarás. Eu recomendo as delícias do restaurante Terra Brasil. Eles oferecem uma salada com frutos do mar grelhados com um sabor maravilhoso. Também provei uma suculenta macarronada com frutos do mar grelhados. Não sei dizer dos dois pratos qual o melhor. Só sei uma coisa, são deliciosos. O cafezinho do Terra Brasil tem algo a mais. É feito em um utensílio especial, na cafeteira globinho, que preserva o cheiro e o sabor do café in natura.



E para quem pensa que a cozinha internacional não faz bonito na Praia do Forte se engana. Ela concorre com a cozinha baiana. Procurando um local para comer um bom sushi, me deparei com o Kampai Sushi House. Entre as inúmeras opções do cardápio, o olho cresceu e fui de rodízio. Não me arrependi. O chef Beto Hiagon foi até a nossa mesa e sugeriu que provássemos outras opções do cardápio. Embriagados pelo sabor do que já tínhamos provado, aceitamos o desafio. Saboreamos o guioza, pasteizinhos orientais deliciosas e saudáveis, próprios para quem buscar sabor sem medo de engordar. Beto Hiagon está no ramo há 13 anos, tendo experiência com consultoria em diversos restaurantes, resorts pelo Brasil e badaladas casas de São Paulo. Ele inova nos sabores e apresentação dos sushis, preservando a tradição, mas investindo na inovação.

 



BELAS PRAIAS - Belas praias de água quente, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo. São as características que tornam a Praia do Forte um destino inesquecível, com paisagens para todos os gostos. Um dos pontos mais procurados é a Praia do Papa Gente, com suas piscinas não muito rasas que possibilitam deliciosos mergulhos para contemplar cardumes de peixes coloridos.



Próximo ao Papa Gente temos a Praia do Lord. Na maré baixa forma-se uma grande piscina natural onde pode-se beber e apreciar iguarias da culinária baiana servidas aos banhistas dentro do mar. Já a Praia do Porto fica em frente à igreja de São Francisco de Assis e repleta de barracas que servem iguarias baianas. Lá ficam atracados os barcos de pesca. Quase uma baía, ideal para nadar e para a farra da criançada.



Para caminhadas à beira mar a praia ideal é a do Eco Resort. Pode-se ir até Itacimirim ou Guarajuba e, no retorno, tomar um banho em local reservado e tranquilo, com ondas pequenas e um pier no meio do mar. Praia ideal para a prática de windisurf.

 



Texto: Acácia Trindade
IMG_0400.JPG (43 KB)
 

Envie seu comentário