Nazaré Carvalho é graduada em Letras pela UFS, especialista em Direito Educacional, jornalista, radialista e apresentadora de televisão. Exerce atualmente o cargo de Assessora de Comunicação da Faculdade Pio Décimo
Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar, não enganar. Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim "honos" que remete para dignidade e honra. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular.
O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Honestidade, de maneira explicita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.
Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta”, ou são humilhados por outros. Alguns sinônimos de honestidade: honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor, dignidade. Bom que lembremos sempre!