Aracaju, 24 de Abril de 2018

Coluna

Post 135e91c45cdeb016

A Gente se Entende

Por Suely Buriasco

Treinamentos em resolução de conflitos e coaching para equipes, familiares e pessoais.
Aprenda a administrar conflitos e fortaleça suas relações!

 

Suely Buriasco é  consultora em Mediação Corporativa, Mediação de Conflitos e Coach, atuando nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Educadora graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.  É articulista de jornais e sites, sempre abordando temas que incentivam o autoconhecimento e a busca pelo equilíbrio, harmonia e sabedoria. Possui dois livros publicados pela "Novo Século"Editora": Uma Fênix em Praga e Mediando Conflitos no relacionamento a dois.



Agende sua consulta através do telefone 11 3254-7420 ramal 143
WhatsApp 11- 993514566
www.sburiasco.com.br

14/10/2014
Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois
Article cover big f12ebface549ddef

Por Suely Buriasco

O título deste artigo é o mesmo do segundo livro que lancei pela editora Novo Século em 2012. Dois anos depois percebo, através dos e-mails e dos comentários que recebo no meu site e nas redes sociais, como esse livro ainda pode ajudar a transformar a vida de tantas e tantas pessoas.

O relacionamento humano é um tema que sempre vai merecer a nossa atenção, principalmente pela sua complexidade. As grandes dificuldades estão intimamente ligadas à forma como sentimentos e emoções são manifestados. Cada pessoa tem sua maneira de enxergar e se portar diante de uma mesma situação.

Quando escrevi o livro as redes sociais já faziam parte da vida das pessoas, mas, com certeza, essa influência tem se ampliado muito. E, como em qualquer tipo de relacionamento, o virtual também traz grandes conflitos e até sofrimento. Isso porque relacionar-se, de qualquer maneira, sempre foi um grande desafio por caracterizar imensa dificuldade em todas as áreas de convivência, seja na família, no trabalho ou em qualquer movimento social. Há sempre alguém que não simpatizamos e vice-versa.

Os conflitos surgem basicamente pela inabilidade em lidar com os diferentes pontos de vista e pela falha na comunicação. Nos relacionamentos a dois os conflitos tendem a se intensificar porque é uma relação de muita cobrança, ou seja, eu dou amor e quero receber amor com a mesma intensidade. Isso porque supomos que numa troca justa há de se terem as mesmas quantidades e qualidades. Mas nos esquecemos de que, em se tratando de sentimentos e emoções, isso é impossível.

Muita dor e sofrimento poderiam ser evitados com a desarticulação do princípio gerador dos embates humanos: a falta de compreensão e respeito pelo outro.

Uma das principais dicas para se conquistar a harmonia nos relacionamentos é o autoconhecimento. Por isso em praticamente todos os meus artigos procuro levar as pessoas a refletirem sobre seus comportamentos, suas opiniões a respeito dos mais diversos tipos de relacionamentos existentes. Só quando conseguimos nos enxergar diante de uma situação é que podemos também enxergar o outro e evitar muitos embates.

Meu papel como mediadora de conflitos, assim como o papel do meu livro Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois não é resolver problemas, mas sim ajudar as pessoas a analisarem alternativas lúcidas para lidarem com as mais diversas questões, facilitando o caminho para que elas consigam resolver por si só.

O objetivo do meu trabalho é auxiliar você a encontrar novas alternativas na edificação de uma vida plena.

Suely Buriasco é educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Mediadora de Conflitos, autora dos livros Uma Fênix em Praga e Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois. www.suelyburiasco.com.br

Envie seu comentário