Aracaju, 20 de Outubro de 2018

Coluna

Post c647c930266f0c5a

Viajando com Acácia Trindade

Por Acácia Trindade

Acácia Trindade é jornalista há 30 anos. Repórter , editora de Turismo e foi diretora do Jornal da Cidade e de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe. Atualmente está chefiando a Ouvidoria da Corte de Contas. Mantém uma página sobre Turismo no Facebook - Viajando com Acácia Trindade. Agora passa a fazer parte do time do Conecte Mulher

 

11/10/2018
Leve as crianças para explorar o litoral alagoano
Article cover big 704af72fb603b542

O feriadão do Dia das Crianças está aí e quem não se planejou para uma  viagem longa com a família, que tal explorar o litoral do estado  vizinho de Alagoas? É uma ótima sugestão. Muda de ares e leva as  crianças a descobrirem coisas novas, sem gastar muito.


Nossa sugestão é que você pegue a BR-101 e já na Barra de Santo Antônio, em Alagoas, dê uma guinada para o interior e só encontrará o mar bem para a frente, em Japaratinga, já próximo a Maragogi. Você pode seguir adiante por ela, mas em minha opinião perderá o melhor da festa: as praias de São Miguel dos Milagres e Porto das Pedras.
 

Logo após atravessar São Luís do Quitunde, entre à direita na estrada para Passo do Camaragibe e Barra do Camaragibe: são 25 km em uma via sinuosa e esburacada (acho que você irá me xingar) até o encontro com o mar em Barra do Camaragibe. Lembra daquela outra maneira de chegar à  praia do Morro? Pois bem, alugue uma bike, atravesse a balsa sobre o Rio Camaragibe e pedale alguns minutos até encontrar a praia.
 

Chamada de Rota Ecológica, esse trecho de pouco mais de 20 km do litoral apresenta praias incríveis, que ainda não foram descobertas pelo turismo de massa ? justamente porque a AL-101 passa longe daí. As pousadas apostam em casais e são caríssimas. Se você não se importar em ficar longe do mar, os preços ficam encaráveis. O cenário aqui é formado por faixas de areia branquinha, coqueiros a garantir a sombra, pouca gente e recifes de corais a metros da costa ? a diversão é, na maré baixa, caminhar até um quilômetro até os recifes.
 

Quem não quiser, pode pedir para um jangadeiro levar até as formações.  
 

Toque Lage e Patacho são as praias mais encantadoras da Rota  Ecológica, enquanto que Tatuamunha tem um passeio de barco para conhecer o peixe-boi marinho.
 

As jangadas levam os visitantes para os recifes da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres (AL)   Em Maragogi fica o maior conjunto de piscinas naturais de Alagoas,  chamado de Galés. Quando a maré baixa, catamarãs levam turistas até o local

 

Maragogi

 

Uma balsa faz a ligação entre Porto de Pedras e Japaratinga. A característica das praias mostra algumas similaridades, com piscinas naturais e recifes de coral, aumentando a estrutura para receber  famílias. Como já disse, a AL-101 encontra o mar no centrinho de Japaratinga, a 10 km de Maragogi, a cidade mais importante do litoral norte alagoano, repleta de não apenas pousadas, mas também hotéis e resorts.
 

Localizada a 6 km da costa, as Gales de Maragogi são o desejo de quase todos os visitantes da cidade. Catamarãs deixam o centrinho e em 20 minutos encostam nos recifes, onde a turistada se diverte com os snorkels. O exagerado número de visitantes tirou muito da vida marinha  do local, então, se você procura por piscinas mais preservadas pode ir para Barra Grande e Peroba norte, com um conjunto de recifes em melhor condição. Sem contar que são duas praias com águas tranquilas e estrutura a contento.

 

 

 

 

Praia do toque

 

Envie seu comentário