Aracaju, 09 de Dezembro de 2018

Coluna

Post 38709a474f3f1d37

Pensamento, palavra e ação

Por Suely Buriasco

Treinamentos em resolução de conflitos e coaching para equipes, familiares e pessoais.
Aprenda a administrar conflitos e fortaleça suas relações!

 

Suely Buriasco é  consultora em Mediação Corporativa, Mediação de Conflitos e Coach, atuando nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Educadora graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em Docência Superior e Mediação de Conflitos e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.  É articulista de jornais e sites, sempre abordando temas que incentivam o autoconhecimento e a busca pelo equilíbrio, harmonia e sabedoria. Possui dois livros publicados pela "Novo Século"Editora": Uma Fênix em Praga e Mediando Conflitos no relacionamento a dois.



Agende sua consulta através do telefone 11 3254-7420 ramal 143
WhatsApp 11- 993514566
www.sburiasco.com.br

13/03/2015
Felizes para sempre - mais do que uma possibilidade
Article cover big cb0f655a2f6f890e

Nada ao que se refere ao ser humano pode ser generalizado e os relacionamentos refletem a forma como cada um se manifesta e, portanto, também são especiais. Dai a complexidade das relações humanas, principalmente ao que se refere ao relacionamento amoroso. O que se pode afirmar é que nesse universo gravitam muitas possibilidades e que ser feliz, construindo um relacionamento saudável e duradouro é, sem qualquer dúvida, uma delas.
 

Algumas dicas podem ser úteis para reflexão de como construir relacionamentos assim:
 

1- Aceite as diferenças
 

Você não pode mudar a forma como o outro entende uma questão e se posiciona, então aprenda a lidar com as diferenças e deixe de exigir que o seu ponto de vista prevaleça. Não menospreze opiniões, crenças e conceitos só porque você não concorda com eles.
 

2- Promova acordos
 

Para que um relacionamento funcione de forma harmônica é preciso que os pares estejam dispostos a negociar seus interesses, através de acordos que satisfaçam a ambos. Se só uma parte cede e não se busca reconhecer a vontade dos dois, então a relação adoece e perde o viço. Fazer acordos, através do diálogo sincero, de forma que cada um expresse seus sentimentos é a forma mais segura de construir verdadeiras alianças.
 

3- Cultive a admiração
 

Com o passar do tempo as pessoas parecem se acostumar com as qualidades do outro, evidenciando apenas o que considera negativo na sua personalidade e ações. Faça o caminho contrário, tenha sempre em mente o que você admira em seu parceiro e leve isso em consideração, principalmente diante do que lhe desagrada.
 

4- Demonstre sentimentos
 

A autenticidade é fundamental para a saúde do relacionamento, mas muitas pessoas se equivocam na maneira de se expressar. Emburrar e se envolver em mágoas, por exemplo, não é uma forma eficaz de mostrar insatisfação. Fale e manifeste sentimentos não para atacar, mas para procurar o entendimento. Demonstre claramente seus sentimentos, através de palavras e atos, lembrando que cada pessoa tem forma própria de compreensão. Não acredite que seus sentimentos sejam óbvios; expresse dificuldades e, principalmente, seu amor de forma contínua.
 

5- Cuidado com a rotina
 

O ser humano vive através de rotinas que estabelece ao longo do tempo, isso é natural, mas exige muito cuidado, principalmente porque afeta outras pessoas. Na vida a dois, como o nome já sugere, as rotinas precisam ser planejadas de forma conjunta, para que nenhum se sinta prejudicado ou sobrecarregado. A vontade de ambos deve imperar na forma como dividem os afazeres, diversões e etc. Mas mesmo sendo assim o elemento surpresa tem efeito renovador nas relações, então, assim como construir rotinas, quebrá-las também é essencial.
 

Relacionamentos duradouros e felizes não têm nada a ver com sorte, ao contrário do que se diz por ai, não se trata de uma loteria. O que os torna possível é a disposição e o empenho de ambos para fazer manter os bons sentimentos e fortalecer os laços que unem um ao outro.  
 

"Felizes para sempre" é mais do que uma possibilidade; é uma edificação a dois!

Envie seu comentário