Aracaju, 10 de Dezembro de 2018

Coluna

Post a28f54601f0685fa

Cara a cara com alguém muito especial: Você!

Por Eliana Barbosa

Coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.
www.elianabarbosa.com.br
eliana@elianabarbosa.com.br

 

09/09/2014
Encare suas verdades

Encare suas verdades


Eliana Barbosa

 

Uma atitude que muito me encanta e que procuro praticar, dia após dia, é a capacidade de assumir erros e verdades inconvenientes, e não cair na tentação de jogá-los para “debaixo do tapete”.

 

Então, hoje, vamos refletir sobre problemas dos quais, sem perceber, você pode estar fugindo, por medo de assumi-los ou de não conseguir superá-los:

 

• Seu casamento anda mal? Pare de se tapear, dizendo para si mesmo que isso é fase e que vai passar. Convoque o cônjuge para um diálogo franco e esteja preparado para o que vai ouvir. Encare o amor de forma madura, e entenda que ninguém é dono de ninguém. E mais: antes só do que acompanhado por quem não é mais capaz de lhe dar amor e reconhecimento.

 

• Você está traindo? Pare de se enganar e seja honesto com quem sempre confiou em você! Escolha qual caminho tomar, mas enfrente a verdade e assuma seu erro. A maior vítima de suas mentiras sempre será você!

 

• Seu filho demonstra algum distúrbio de comportamento? Não deixe o tempo passar. Procure apoio psicoterápico ou psiquiátrico e, se for preciso, dê a ele os medicamentos recomendados. Muitos delinquentes de hoje poderiam ter uma vida normal se tivessem sido medicados quando mais novos.

 

• Você está infeliz em seu emprego? Tenha gratidão pelo que já conquistou,  encare sua profissão como uma experiência necessária, porém, não fique parado - novos aprendizados e oportunidades o esperam.

 

• Sua saúde inspira cuidados? Pois então, cuide-se! O grande perigo é cair nas garras da autopiedade, sentindo-se um “coitadinho”. Isso pode lhe render atenção dos outros, mas definitivamente, vai sabotar seu crescimento como ser humano.

 

• Você viu o caso da atriz americana Angelina Jolie? Ao perceber a grande probabilidade de vir a ter câncer de mama, decidiu retirar os dois seios, como prevenção, e assumiu publicamente essa triste verdade. Foi ela quem disse: “A vida está cheia de desafios. Os que não devem nos dar medo são os que podemos enfrentar e podemos controlar”.

 

• E você? Quais dificuldades (desafios) de sua vida você está escondendo na vã ilusão de que elas desapareçam sem sua atuação?

 

• Lembre-se: Quando você corre de suas verdades nada agradáveis, ou usa de mentiras e omissões, está apenas adiando atitudes que, inevitavelmente, uma hora ou outra você terá de tomar. E quanto mais tarde, mais complicado será!

 

www.elianabarbosa.com.br

 

 

Envie seu comentário