Aracaju, 09 de Dezembro de 2018

Coluna

Post ccd95866fae103c7

Olhar em Foco

Por Dôra Mendonça

Artista Plastica e Fotógrafa. Destacou-se através da série de quadros "Serra de Itabaiana", onde na temática faz uma leitura ecológica demonstrando Agressões ao meio ambiente na Serra de Itabaiana, desde 1991. As orquídeas são temas principais nas suas telas onde hoje procura abstrai-las demonstrando que se não houver uma preocupação constante as orquídeas desaparecerão da Serra de Itabaiana. Participou em várias exposições dentro e fora do País. Mensão honrosa em 1991 pela Galeria Álvaro Santos, em Aracaju/SE.

 

14/08/2015
Empatia
Article cover big 00ef9c63bdf5ffe2

Passando pela Passarela das Flores em Aracaju, fiquei observando aquelas mulheres vendendo flores. De repente, tive uma “crise de empatia” em pensamento. Coloquei-me no lugar da florista, e vi-me de avental lilás com uma tesoura na mão, atendendo a uma freguesa exigente.

 

- Pois não senhora, que deseja? Tem cravos, rosas, orquídeas, gérberas, margaridas... 

 

A senhora, com semblante sério, sisudo, respondeu que queria um buquê com várias flores amarelas e brancas.


- Pois não, respondi. 

 

Tentei ser agradável dizendo que a escolha foi ótima, mas a mulher continuava com aspecto rancoroso e falou: ‘ande logo’.


Fiz um buquê com esmero, amarrei uma fita branca e o entreguei. 

 

- Pronto freguesa, aqui estão suas flores. Espero que goste.

 

Ela não respondeu, pagou, recebeu o troco e foi embora resmungando. Sozinha, fiquei pensando: flores tão lindas vindas da natureza nas mãos de uma pessoa sem vida! Que pena! Qual será a utilidade daquelas flores?  Vai enfeitar o quê, para quê?  Será que vai ser usada em aniversário de 15 anos ou velório? 

 

A curiosidade bateu devido à indiferença da mulher diante da beleza que ela estava nas mãos. Espero que quando ela olhar bem para as flores, sinta um pouco de alegria.


Aí, voltei ao meu estado normal ouvindo uma voz bem longe. 

 

- Senhora, senhora, está pensativa? Quer comprar flores? 

 

Eu pensei rápido e respondi: Siiim! Eu quero! Quero uma rosa vermelha bem linda! Antes que a florista perguntasse qual seria a utilidade da flor, eu falei:  É para uma pessoa muito especial. Essa pessoa sou eu. Eu mereço, eu mereço. Pois minha vida foi dada por Deus. 

 

 

Envie seu comentário