Aracaju, 09 de Dezembro de 2018

Coluna

Post ccd95866fae103c7

Olhar em Foco

Por Dôra Mendonça

Artista Plastica e Fotógrafa. Destacou-se através da série de quadros "Serra de Itabaiana", onde na temática faz uma leitura ecológica demonstrando Agressões ao meio ambiente na Serra de Itabaiana, desde 1991. As orquídeas são temas principais nas suas telas onde hoje procura abstrai-las demonstrando que se não houver uma preocupação constante as orquídeas desaparecerão da Serra de Itabaiana. Participou em várias exposições dentro e fora do País. Mensão honrosa em 1991 pela Galeria Álvaro Santos, em Aracaju/SE.

 

24/09/2015
A Magia da Criação
Article cover big 60429f9235a8c85b

Criar é encantamento, expectativa, surpresa!!
Tempo... tempo... tempo...  ( Caetano Veloso ). O tempo é sábio e transforma nossa vida em ciclos:  início , meio e fim. Precisamos respeitá-los, para que se cumpram. Com a cerâmica é a mesma coisa. Tudo tem seu tempo. O artista sova a argila, estica, modela, deixa secar e depois queima (respeita esse ciclo). E, muitas vezes, o imprevisível acontece, brotando das suas mãos uma peça que demonstra a habilidade e a essência da criação que só o artista tem dentro do seu ser.

É gratificante para quem cria quando a ideia  chega, e pelas suas mãos, ele transforma a argila em uma peça de arte como a escultura,  em um utensílio doméstico ou em peça decorativa de qualquer natureza. Aflora de dentro do ser  um sentimento de dever cumprido diante do dom que Deus lhe concedeu, dando beleza e utilidade a cada uma. Por isso, é possível ratificar a visão do poeta: 
“Não, não precisa se estar bem feliz nem  aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração
Não, ela é a luz que  chega de repente
Com a rapidez  de uma estrela cadente
Que acende a mente e o coração
E faz  pensar que existe uma força maior que nos guia” (João Nogueira )

Siiim! Uma força maior guia o artista para que seu sentimento transforme a argila, defina volumes e formas. Com sua inquietação criativa, o fruto da inspiração surge de mansinho, e a paciência dá lugar ao dom da espera para ver o resultado, do seu trabalho se tornar na “Magia de Criação”, a cerâmica.

 

 

Envie seu comentário