Aracaju, 12 de Dezembro de 2017

Astrologia

Post 74312d343c829f80

Cibele Lemos  é jornalista e trabalha com a cartomancia há 20 anos em Aracaju. A descoberta e desenvolvimento de sua espiritualidade se deu quando estudante, período em que resolveu se aprofundar no universo da cultura cigana. Os atendimentos são realizados na Magia Cigana e o contato para consultas é pelo número 3042-1934.

23/04/2015
Hamsa
Article cover big 6a8dacb8677a717b

A palavra Hamsa deriva de uma antiga língua semítica e significa algo como "cinco". este é um dos mais divulgados amuletos de proteção usados tanto por muçulmanos como por judeus. Compõe-se por uma forma de mão estilizada e simétrica, profusamente ornamentada e, geralmente, contendo um olho na palma da mão.

O Hamsa é conhecido como "Mão de Fátima" pelos muçulmanos, numa referência à filha de Maomé. Segundo a tradição sunita, os cinco dedos de Fátima simbolizam os cinco pilares do islão, enquanto que para os xiitas, simbolizam o Ahl al-Kisa - o grupo formado por Maomé, a sua filha Fátima, o seu sobrinho e genro Ali, e os seus netos Hassan e Hussein. Os judeus, por outro lado chamam-lhe "Mão de Míriam", aludindo a esta figura bíblica, irmã de Moisés e de Aarão. Para estes, os cinco dedos simbolizam os cinco livros de Tora. É ainda de referir que, como acontece com a maioria dos símbolos de poder, há fortes indícios que o Hamsa seja muito anterior ao seu uso pelo Islão ou pelo Judaísmo. Achamos arqueólogos que comprovam que este símbolo foi usado por povos fenícios possivelmente associado ao culto da deusa lunar Tanit, patrona da cidade de Catargo.

Em todas as culturas que o utilizam, o Hamsa é um símbolo de proteção, em especial contra o mau-olhado. Afasta as negatividades e os perigos, sendo usado como pendente, junto ao corpo ou, de maiores dimensões, pendurado nas portas e paredes das casas, dos estabelecimentos comerciais e ainda nos automóveis, para evitar roubos e acidentes. Por vezes, o olho central é acompanhado de outros símbolos como a Estrela de David ou os Peixes, ou ainda por inscrições em hebraico ou árabe, dependendo da sua origem.

Resumindo, o Hamsa ou Mão de Fátima, é um talismã usado como um meio de afastar o mau olhado.

A mão aberta é um símbolo de generosidade, em meio a tanta inveja. um gesto de paz num mundo de ódio. A mão de Shalom que estendemos a todos os homens. Os peixes significam fartura e prosperidade para seu lar ou negócio.